14 setembro 2006

Torre Eiffel

A Torre Eiffel foi construída para a Exposição Mundial de 1889. A Torre celebra o centenário da Revolução Francesa e era uma demonstração do que de melhor se fazia, no que se refere a estruturas metálicas.
Durante três anos, foram feitos cinco mil e trezentos projectos por cinquenta engenheiros (na altura, ainda não havia AutoCad...).
O tempo de construção foi sensivelmente dois anos e dois meses. Nesse tempo, cem ferreiros produziram 18.038 peças, que foram posteriormente montadas no local, por outros cento e vinte e um homens.
Inicialmente, a torre media 312 metros de altura, contando com uma bandeira que tinha no topo. Hoje, a altura total é de 324 metros e o que está no topo é uma antena de rádio.
É pintada de cinco em cinco anos e são necessárias 50 toneladas de tinta para pintar toda a superfície.
A Torre Eiffel é o monumento mais visitado do mundo, até ao final do ano passado, foram registadas 222.904.612 entradas.
Esta foto, mostra a imponência da torre em comparação com um típico carrocel parisiense.
A subida foi feita de elevador, é que a pé são... 1.665 degraus...
Ao entrar, subimos ao segundo andar, a uma altura de 115 metros.
A vista é impressionante...
A seguir ao Rio Sena, situa-se o Trocadero. Trocadero é o nome de uma localidade espanhola conquistada pelos franceses numa batalha com o mesmo nome. Ao longe, situa-se "La Défense", uma zona moderna da cidade.
A seguir, subimos ao terceiro andar, está situado a 276 metros...
Vejam como um autocarro parece um brinquedo mais pequeno que um cigarro.
Daqui dá para ver as vastas áreas verdes de que os parisienses se podem orgulhar. E faziam tanta falta em Lisboa...
Aqui vê-se uma pequena extensão do Rio Sena com as suas pontes.
Ao fundo, a torre de Montparnasse vista do terceiro andar, uma imponente torre com 209 metros. Para mim, um mamarracho no meio de um bairro...
É cidade a perder de vista...
Finalmente, descemos ao primeiro andar. É a 95 metros que estão situados os restaurantes, as exposições, correios e lojas de recordações. Vejam como mesmo no primeiro andar as pessoas continuam a parecer bonecos... Foi na bicha do lado esquerdo (pilar Este), que esperei ao sol mais de uma hora para entrar na Torre Eiffel.

4 comentários:

jacky disse...

bem só faltou o mapa interior ;)
Adorei esta posta da tour eiffel !
beijinhos

Alegrao disse...

jacky: obrigado. Tentei fazer uma coisa completa. Beijinho

wind disse...

Ai rapaz, eu nem que me pagassem subia esta coisa.
Mas tu fazes uma reportagem à maneira: incluis história, fotografia, explicação actual, sim senhor, davas para foto jornalista em estilo de reportagem:)
Parabéns!
beijos

Alegrao disse...

wind: Então não subias!? Quando estivesses lá perto não ias querer outra coisa! A aparência da torre é bastante sólida e se pensarmos bem... Já viste que caía mais dificilmente que as torres de Nova York?... Mais uma vez obrigado ;)