23 abril 2005

Lembro-me que...

No desafio do dia 15 de Abril respondi que o último livro que li foi o "Lembro-me que...", de Ferreira Fernandes.
O livro, tal como o título sugere, é um livro de memórias que o autor tem do 25 de Abril de 1974.
Como homenagem ao 25 de Abril, transcrevo uma das memórias:
"Lembro-me que a Junta de Freguesia do Beato mandou publicar um edital para o recenseamento eleitoral. Foi bom para me recordar que havia uns mais iguais que outros. Para as juntas, podiam votar os "chefes de família" (quer dizer, os homens) e os solteiros. Com as mulheres fiava mais fino: as casadas já tinham os "chefes de família" a votar por elas; quanto às sem marido (viúvas, divorciadas ou solteiras) só podiam votar se apresentassem certificado de "idoneidade moral", que não se pedia aos homens."
Fernandes, Ferreira (2004), Lembro-me que...
Por estas e por outras VIVA O 25 de Abril!
Dedicado a Inês Carvalho
E tu? Onde é que estavas no 25 de Abril de 1974?

4 comentários:

Anónimo disse...

estava em casa, nem cheguei a ir à escola porque a escola não abriu. lembro-me muito bem da euforia (leia-se alegria) desses dias. e lembro-me também da 1ª vez que os meus pais saíram, os dois, para votar... enfim... coisa tão banal hoje em dia.

Alegrao disse...

Como ninguém diz nada e eu me esqueci de o referir no post, aqui vai:
No 25 de Abril de 1974 "já" estava em casa. Tinha nascido à 9 dias e como não aguentavam com o meu "berreiro" na maternidade mandaram-me para casa.

Anónimo disse...

"Tinha nascido à dias..."?

Alegrao disse...

Imperdoável. Fica a correcção. Deveria ter escrito "
nascido há..."
E não apago tudo porque primeiro sou um tipo honesto e segundo serve para "sublinhar" um erro que convém corrigir por muita gente.
Obrigado.