20 junho 2006

Produção em risco

Há dois anos foi assim: Correios Ingleses compram 20.000 carros em Portugal
O Modelo Combo Cargo produzido pela fábrica da Opel Portugal, na Azambuja, foi escolhido para renovar a frota de carrinhas dos correios britânicos (Royal Mail). O contrato, num valor próximo dos 300 milhões de euros, envolve o fornecimento de um total de 20 mil unidades deste veículo nos próximos cinco anos.
Expresso (1ª página) 24/05/2003
A Agência Portuguesa para o Investimento considera a Opel Portugal um caso de sucesso.
O administrador da Opel Portugal, Marques Gonçalves, refere que "Este contrato (com a British Royal Mail) acaba por ser um prémio e um reconhecimento para todos os trabalhadores. (...) este contrato enfatiza que Portugal não se encontra atrás de qualquer outro país, no que concerne à capacidade de trabalho, organização, empenho e qualidade da produção."
Aqui estava uma forma de elevar a auto-estima dos portugueses. Tal como agora estava em alta, só que desta vez é por causa do futebol.
Mas algo falhou. Se um gestor dos correios ingleses decide adquirir 20.000 viaturas à fábrica portuguesa é porque fez um excelente negócio.
O que é que se passa então com os seus congéneres portugueses?
Porque é que as empresas públicas não usam exclusivamente viaturas fabricadas em Portugal? Porque é que no mesmo segmento a Renault Kangoo é o comercial mais vendido?
Será que mesmo importando do estrangeiro é um melhor negócio que a Opel Combo?
Hoje foi assim:
Volkswagen vai construir o novo Scirocco em Portugal (sic)
Ele há coincidências...

7 comentários:

wind disse...

São só interesses...e mais não falo senão dizia disparates.
beijos

Anónimo disse...

Continuo a achar que...sou um zero em questâo de carros. Só gosto de conduzi~los de noite a ouvir um bom jazz instrumental.
Abraços e bom fim de semana porque dia 23 acabam os meus exames escritos.
Fica bem Alegrão.

Alegrao disse...

Pois é wind... é isso mesmo. O meu interesse era ter um "maquinão" daqueles que vão ser fabricados em Palmela, mas não sou político... Beijinho

aramis: eu também prefiro conduzir de noite ao som de boa música. Bons exames, um abraço

Anónimo disse...

Caríssimo Alegrão: vim ontem da Fuzeta e enquanto conduzia sofria pela nossa equipa. Eu...que não gosto de futebol parecia um típico portuga...enfim. Terminados os exames escritos restam-me as orais. E tu? agora que terminas-te o teu trabalho mais intenso, que temos na manga? talvez uma viagem a Cuba, Algarve, uma esticada a Porto Covo, Funchal...conta-me tudo...talvez Amadora...eheheheheh. Este ano vou ficar-me pela Foz e talvez estique em Setembro até à Holanda para participar na cura pós divórcio de um amigo. Como vês, tudo boas notícias.eheheheheheheheh
Fartei-me de escrever. Olha, paciência.Um grande abraço.
Aramis

Anónimo disse...

Alegrão...quero convidar-te para o meu blog...www.aramisocatolico.bloggespot.com

Anónimo disse...

www.aramisocatolico.blogspot.com
assim ta correcto

Alegrao disse...

aramis: Eu estava mais a norte, mas só iniciei o rumo a Lisboa depois do jogo.
As férias deste ano vão passar, como sempre pelo Algarve, mas talvez se arranje mais qualquer coisa fora do país :)
Continuação de boa sorte para o curso e para a nova aventura (blog).
Já te "linkei" no Alegrão e estava a pensar publicar algo sobre o teu blog mas não sei se o queres, às vezes podes querer um blog mais intimista.
Um abraço
(eheheh também me fartei de escrever...)