27 junho 2005

Ecologia, aérodromos e crescimento sustentado

Já todos ouvimos falar que Portugal não aproveita todos os fundos comunitários e que, por isso, o dinheiro tem que ser devolvido à União Europeia. Também ouvimos falar que quanto ao aproveitamento das energias renováveis estamos na cauda da Europa. A razão deste atraso está na burocracia que existe em passar licenças para instalar moinhos de vento ou painéis solares (podem chegar aos 8 anos).
Então e o que há de novo?
Nada, ou quase... Tirando a notícia de hoje: uma avioneta embateu num automóvel num aeródromo atravessado por uma... estrada.
E o que é que têm os moinhos de vento com os aeródromos? Que país é este!?
Não se passa uma licença para instalação de moinhos de vento nem de painéis solares e passa-se uma licença para instalar um aeródromo num local atravessado por uma estrada!!! Após alguma pesquisa, já notei que existem mais dois casos no país (Gavião e Leiria).
Ah, também é de salientar que o aeródromo de Espinho está situado numa zona de reserva ecológica.
Não é por causa do que ganham os Funcionários Públicos que este país não anda para a frente! Onde é que está o crescimento sustentado com base em soluções ecológicas? As soluções ecológicas atrás referidas iriam aumentar a produção de energia, poupando ao país verbas gastas em importação de energia.

3 comentários:

Starmoon disse...

Sabes a questão do destino dos fundos comunitários é algo misterioso, eles vêm cá parar, mas vê-los...Seja como for, tens razão quando focas num ponto importante relativamente as energias renováveis. Um dos passos para o crescimento de um país ou até duma simples empresa é a inovação. Enquanto os portugueses não souberem arriscar e inovar vamos continuar a ver muitos fundos desaparecidos...Será caso para chamar o 007?
Sobre a avioneta palavras para que? Só em Portugal infelizmente.

Bejinhos e desculpa o "pequeno" comentário ;)

Anónimo disse...

O aeroporto de Gibraltar também é atravessado por uma estrada e não consta que haja acidentes... É tudo uma questão de (boa) gestão.

Alegrao disse...

starmoon: acho que não é preciso um 007. Nem tão pouco engenheiros competentes, porque esses temos dos melhores do mundo. O que é necessário são os políticos honestos.
formiguinha: o aeródromo de Paramos também já tinha muitos anos e ainda não tinha acidentes (com mortos). Mas na categoria de provérbios e adivinhas consta um provérbio que diz "a ocasião faz o ladrão". Naquele local a solução seria a estrada dar a volta ao aeródromo ou então construir o aeródromo noutro local. As duas partes interessadas teriam que chegar a um consenso. E agora digo eu: porque não fazer um túnel por baixo da pista do aeródromo? Todos ficavam a ganhar.