23 março 2005

Impostos, contribuintes e internet

Qualquer dia na minha profissão (Técnico Oficial de Contas) teremos que começar a trabalhar por turnos.
A Direcção Geral dos Impostos (DGI) está a passar nas rádios um spot que incentiva as pessoas a utilizarem a internet para enviarem os seus impostos, nomeadamente o IRS. Por outro lado, obriga mesmo certos contribuintes a utilizarem esta plataforma. Então e onde é que estão as condições para tornar o site uma opção (para quem pode) viável?
De facto nos últimos dias tem sido um martírio utilizar o site da DGI para o que quer que seja. Senão vejamos: nas últimas 24 horas deram entrada 103.802 documentos de impostos. Utilizando uma simples média resultaram cerca de 4.325/hora. E não me venham dizer que os portugueses deixam tudo para a última da hora! O documento mais entregue (IRS 1ª fase) teve uma frequência de 21.893, acabando o prazo dentro de 13 dias; enquanto que o documento que finaliza o prazo mais perto teve uma frequência de apenas 318.
"Apertado" pela Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas e pelas diversas Associações ligadas à profissão, o recém empossado Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais foi generoso: prorrogou o prazo em mais 24 horas.
Que bom!!! Como amanhã vai ser impossivel, como sempre, de utilizar o site durante o dia resta-me aceitar a ideia de ter que me deitar novamente à hora a que escrevo este "post".
Para trabalhar assim preferia fazê-lo por turnos. Pelo menos folgava de x em x dias e amanhã acordaria por volta da hora de almoço. Deste modo vai ser mais uma noite mal dormida (e já lá vão tantas seguidas)... Então e o meu subsídio de turno?

3 comentários:

Joao disse...

Pá... isso é lixado!! Queres que fale com o teu "patrão" para te aumentar ? ;)

JC disse...

Então seja bem aparecido! :)
Venho eu aqui (todo contente) para ver o teu cantinho e desanuviar um bocado e dou de caras com o quê? Impostos??? Contribuintes??? Internet??? Pô... cara... tem dó, né?
Bem... tenho que ir! Lembrei-me agora que ainda não entreguei o meu IRS. :p

Alegrao disse...

jc: casa de ferreiro...
Tens até ao dia 5 de Abril. Já sabes é que se deixares para esse dia tens que esperar pelo menos pela hora nobre da televisão...