17 novembro 2005

Fuga do circo

Alcantarilha. Nesta terra passei a maioria das minhas férias. Nasci em Abril e no mês de Julho já lá estava de férias, talvez dos nove meses de não fazer nenhum... Todos os anos lá estava até há pouco tempo. Aquela população viu-me crescer. Que saudades de subir a rua e ouvir as pessoas dizer "Bom dia mê menine!".
Mas a história de hoje voltou-me à cabeça ao ler esta história da formiguinha atómica.
Depois de um Sábado com casa cheia de amigos e petiscada todo o dia, bem regada, nada melhor que umas (poucas) horas de sono. No Domingo, há que acordar bem cedo para aproveitar bem a praia.
Descemos a rua principal de Alcantarilha e parámos nos semáforos. Ao olhar para o outro lado da estrada nem queríamos acreditar nos nossos olhos. Será que o álcool ainda está a fazer efeito? Será que ainda estou a dormir e isto é um sonho?
Do outro lado da estrada estava um macaquito. Estava todo brincalhão a "dar baile" aos condutores que estavam no semáforo contrário. Um deles até estava a aliciar o macaco a entrar na carrinha. Mas cada vez que parecia estar a dar a volta ao macaco ele fugia.
Nós passámos o semáforo e tentámos a nossa sorte mas depressa desistimos. O bicho era esperto e de certeza que tinha fugido do circo que estava em Armação de Pêra.
Quando chegámos a Armação, fomos direitos ao circo para contar o sucedido mas os responsáveis pelos primatas já não estavam presentes e decidimos ir reportar o sucedido à GNR. Eles nem queriam acreditar que tinham que abrir um processo por causa de um... macaco... E o mais giro foi perguntar qual era a raça do bicho. Quando eu era miúdo, aprendi a distinguir os tamanhos (grande/pequeno), as cores e que um macaco era um primata, agora a "marca" e o sexo dele era mais difícil...
Mais tarde, ficámos a saber que ficou por Alcantarilha a dar baile a quem se metesse com ele, inclusivamente aos Bombeiros e à GNR. Só conseguiram apanhar o bicho cerca das 19 horas. Se eu fosse o pobre animal, depois de dar baile a tanta gente durante tantas horas, também me deixaria apanhar. Acho que não conseguiria ficar tanto tempo sem comer!

6 comentários:

Anónimo disse...

eheheh Não terem levado uma dentada foi uma sorte!

Anónimo disse...

Em Alcantarilha foi onde aprendi a gostar de marisco e onde bebi a minha primeira "Cuba-Libre". :)
Outra recordação que tenho de lá são as osgas... Será que o macaco foi atrás delas?

jacky disse...

Tinha que ser a gula! looool ;)

Joao disse...

Epa..o macaquito era muito catita!! Boas fotos ;)

PS: só para te "arreliar" um poquito... o mê meninê sabe o que almocei hoje?? leva esparguete... leva carne picada...

Alegrao disse...

formiguinha: naquela situação e àquela hora ninguém pensava nesse perigo;
jc: agora marisco em Alcantarilha é díficil, mas o Algarve é grande...
jacky: já foi há muito tempo, agora a gula tem que ser reprimida;
joao: para mim, essa comida é melhor que marisco!!! Infelizmente a foto não é minha, é do zoo de Lagos. Este é um saguim. Talvez escreva sobre a escolha desta espécie noutro dia;
siri: concordo plenamente.

Alegrao disse...

carlota: aqui de vez em quando também se ouvem histórias dessas, infelizmente. Beijo