20 novembro 2005

Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada 2005

Hoje assinala-se o Dia Mundial em Memória das Vítimas da Estrada.
Não há família portuguesa que não tenha tido contacto com esta triste realidade. O nosso país continua a estar tristemente no pelotão da frente da sinistralidade rodoviária.
Na próxima quarta-feira, completam-se seis meses que o actual código da estrada entrou em vigor. Na altura o legislador pensou que com mão pesada podia inverter a tendência das estatísticas, enganou-se!(1) É que os problemas não estão só no lado dos condutores. Há que ter em atenção o estado das viaturas que circulam e para isso criaram-se os centros de inspecção. Mas também há que ter em atenção ao estado das estradas. E aí, como é algo com a responsabilidade do próprio estado, não há pressa em legislar ou em aplicar a legislação que já existente.
Quando estudei para o exame de código, já lá vão mais de dez anos, existia uma norma que dizia que os reflectores colocados nas rodovias deveriam ser de cor branca ou amarela no lado esquerdo e de cor vermelha no lado direito da via. Ainda hoje, quando conduzo, procuro o primeiro exemplo que respeite a norma. Não sei se esta norma ainda está em vigor.
Mas outros factores existem na construção das estradas que podem potenciar os acidentes. Por exemplo auto-estradas com descidas/subidas como temos na zona de Fátima, curvas extremamente acentuadas para as velocidades permitidas em certas vias, má sinalização, má conservação, etc, etc, etc.
Outro factor que queria salientar, são as vias com mais que uma faixa de rodagem que convidam o condutor a evitar a faixa mais à direita. É que por vezes, ao respeitar o Código da Estrada (circular na faixa o mais à direita possível), somos confrontados com a obrigatoriedade de sair da via que pretendemos seguir. Mas o legislador pensa em tudo, e para evitar estas situações criou a possibilidade de utilizar as câmaras de vigilância para penalizar quem não circule o mais à direita possível. Portanto senhoras e senhores condutoras, cuidem-se!
(1) Os números podem ser verificados no site da DGV.
Notas:
Aconselho a todos uma visita ao site da PRP.
Cuidado com as notícias bombásticas! "Os acidentes de viação em Portugal são mesmo a principal causa de morte entre a população com menos de 25 anos." Não são só os condutores jovens que são inconscientes. Saibam que o número de mortos com menos de 19 anos (sem carta) subiu 40% em 2005. É que na estrada, para além de condutores, existem também os conduzidos e os peões...

4 comentários:

Joao disse...

Vê-se tanta, mas tanta asneira na estrada, que cada dia que passa tenho mais medo de conduzir! E não me venham dizer que é apenas distracção, porque distracções cometem-se de vez em quando, não se cometem umas atrás das outras em poucos quilómetros. Há pessoas que pura e simplesmente não deveriam ter obtido a carta, ou então, visto que a obteram, a mesma lhes deveria ser apreendida o quanto antes.

Alegrao disse...

joao: cartas da farinha amparo eheheh;
siri: Concordo contigo, mas como eu digo no texto, o problema "não está só do lado dos condutores". A principal forma de tratar do problema dos condutores é educar e fiscalizar de forma honesta. Não se educa a esconder carros nas bermas à caça da multa.
O exemplo que nomeias é uma das coisas que mais me irrita, mas porque é que nunca vi a BT a multar condutores nessas situações na A5?

Anónimo disse...

"É que os problemas não estão só no lado dos condutores." Ora aqui está uma grande verdade que parece não ser entendida pela generalidade daqueles que crucificam os condutores (não é que os condutores sejam santinhos, mas...) Jinhos***

Alegrao disse...

formiguinha: nem mais!!! ***