No Domingo entrei numa loja FNAC e dei com uma capa de um CD um tanto ou quanto original. Aproximei-me e... aaahh, novo dos Corrs e eu não sei!!! Ouvi o possivel e foi "amor ao primeiro ouvido". Neste momento já "suguei" todo o CD, incluindo letras e tudo.Os fãs por todo o mundo pediram mais música tradicional irlandesa e deram o mote para que Caroline Corr sugerisse aos irmãos um regresso à fundação do grupo há 15 anos atrás.
O CD chama-se Home e foi lançado no dia 26 de Setembro. O nome assume um significado especial, para além do regresso a casa do grupo trata-se do regresso da família Corr.
O álbum tem 12 músicas: 2 instrumentais, 2 cantadas em Gaélico e apenas duas não são de cariz tradicional.
A primeira canção My Lagan Love é especial pois é marcada por um ritmo de marcha de tambores que retrata os problemas dos irlandeses inerentes à questão irlandesa. Simboliza a esperança em os ultrapassar. Lagan é uma localidade a norte de Belfast.
Arrisco-me a apostar na música Heart like a wheel como grande sucesso do álbum. De tantas vezes que já a ouvi, já deu para perceber o poema.
Apesar dos arranjos (adaptações)(1) terem um ou outro caso de menos sucesso, foi conseguido o objectivo de retratar o passado, presente e futuro da Irlanda.
(1) Exemplo:
Na música "Heart like a wheel" a palavra "wreck" é substituída por "break".
Salvaguardando a questão da tradução, destruir (Wreck) dá mais intensidade a partir/quebrar (break) quando se fala em relação a um ser humano.
2 comentários:
Carlota: Depois diz o que achaste. Por mim continuo a sugar pela enésima vez...
Oi, td bem?
Bem, tenho uma duvida: de onde surgiram essas cancoes? Antes pensei que eram folcloricas da Irlanda, mas ao ler o encarte, vi que a banda compôs mtas delas.
Enviar um comentário